PC, quando, onde e por que

Dentro do vocabulário de uma prova de Audax PC é um dos que mais aparecem e que mais intrigam os novatos. Afinal, o que é um PC? Pra que ele serve? Onde ele fica? Como funciona?

Os PCs são os Postos De Controle de rota que ficam espalhados pelo percurso do Audax a cerca de 50 km um do outro. Sua função primordial é servir de balizador da rota a ser seguida, garantindo que todos passarão pelo percurso delimitado pela organização e que, ao final da prova, terão percorrido a distância completa, com o devido controle de seu tempo.

Cada PC tem um horário de abertura e de fechamento (especificado na planilha que cada ciclista recebe no dia da prova), o que significa que o atleta só pode marcar sua passagem depois que ele abre e antes que ele feche. O ciclista afobado que chegar ao PC antes dele abrir terá que esperar pela abertura, o que significa que ele está correndo demais (muito mesmo) e desperdiçando suas energias, pois não está ganhando nada com esta velocidade toda.

PC Brevet 600k – Campinas 2007

Se o ciclista se atrasar e chegar a um PC fechado estará automaticamente desclassificado, pois não poderá provar que passou pela rota do Audax e sua média horária está muito baixa pra terminar a prova dentro do limite de tempo. Ele teria que correr muito pra recuperar o tempo perdido.

Além disso os PCs são os únicos pontos de apoio aos ciclistas, onde podem ser feitos reparos com ajuda dos organizadores e onde o ciclista recebe suprimentos como água, isotônico, frutas e outros alimentos. Ou seja, não é preciso sair de casa com as compras da semana penduradas em bolsas e bagageiros pela bicicleta.

Texto Eduardo Bernhardt