A modalidade Audax Randonneur

Esclarecimentos sobre a modalidade Audax Randonneur
As provas experimentam a cada ano um aumento no número de atletas estreantes em provas Audax Randonneur. Por isso são importantes algumas explicações para os que estão chegando agora, sobre o funcionamento das provas.
E até para relembrar aos amigos veteranos.

Audax Randonneur não é competição.
Os eventos do Audax Rio prezam, como todos dessa categoria, pela cooperação. Nada contra a competição, mas os atletas não podem encarar que o evento será uma prova de ciclismo convencional. Um exemplo é que na divulgação dos resultados dos Brevets (como são chamadas as provas) não colocamos os atletas em ordem de chegada, justamente para evitar confusão com uma competição.

Audax Randonneur é similar ao cicloturismo.
Portanto não há fechamento de ruas ou estradas para os eventos. E seria impossível fechar dezenas de quilômetros de vias, já que os atletas seguem em ritmos muito diferentes e é comum que haja uma distância de 50 km ou mais entre os primeiros e os últimos.

Audax Randonneur é feito com planilha de rota.
A planilha de rota é a única forma de se orientar em um evento do Audax Rio. Não fazemos sinalização de trajeto seja nas ruas ou nas estradas. Primeiro que seria necessária uma autorização bem burocrática, segundo que a sinalização de 200, 300, 400km de vias não vai resistir ao vandalismo dos passantes o que poderia gerar um grande número de atletas perdidos. Em todas as provas disponibilizamos mapas eletrônicos on-line, planilhas de gps. Portanto, mais que preparo físico é preciso concentração na orientação.

Segurança na via é prioridade e responsabilidade dos atletas.
A utilização dos equipamentos obrigatórios de segurança pelos atletas (capacete, pisca traseiro, farol dianteiro e colete refletivo, que seja bom e que cubra até a mochila que alguns usam) justifica-se por serem os equipamentos que vão reduzir muito o risco de colisões e proteger em caso de queda. No link acima há também uma lista de equipamentos sugeridos com finalidade de segurança complementar. Além disso cada atleta participante tem um seguro contra acidentes pessoais contratado pela organização da prova que também deixa a secretaria de saúde e os bombeiros de sobreaviso quanto à presença de ciclistas em evento esportivo nas vias.

A completar a prova é o maior prêmio

O grande objetivo é terminar as provas até o limite de tempo de cada uma, passando por todos os Postos de Controle (PC) entre o horário de abertura e fechamento de cada um. Para calcular esse horário considera-se uma velocidade média máxima (variável) e uma mínima (sempre 15 km/h). Assim sendo o Brevet 200 termina em 13hs 30m, o 300 em 20 hs, o 400 em 27 hs e o 600 em 40 hs.

Ao completar uma de nossas provas você entra para o Ranking Brasileiro de Longa Distância, que classificará o atleta em dois parâmetros, maior quilometragem pedalada e melhor média horária. Ao fim de cada temporada distribuiremos medalhas para os 10 melhores em cada ranking.

 

Publicidade